Inédito: Médico brasileiro transplanta rim de porco em paciente humano

  • 22/03/2024
  • 0 Comentário(s)

Inédito: Médico brasileiro transplanta rim de porco em paciente humano

Redação Sou Agro

Porcos para utilização em transplantes são modificados geneticamente Foto: Freepik
O dia 21 de março de 2024 entra para a história da medicina. O médico brasileiro Leonardo Riella comandou em Boston (EUA) o primeiro transplante de rim de um porco para um paciente humano vivo.
Como pode o órgão de um suíno funcionarem uma pessoa? Para realizar o procedimento a equipe se dedicou à pesquisa. Alguns vírus que circulam entre os animais podem causar doenças graves em humanos e um estudo publicado em 2017 pela revista Science apontou novas expectativas a partir de uma técnica que permite a edição do código genético. Desta forma os cientistas inativaram um retrovírus suíno. Para isso o DNA do ovo fecundado foi manipulado após fertilização in vitro.
Esta foi apenas uma das etapas. A outra parte foi garantir que a criação dos porcos usados em transplantes em condições estéreis para evitar risco de contaminação.

O paciente transplantado em Boston estava num quadro de extrema gravidade e por isso a opção pela experiência inédita, já que não havia doador compatível e a expectativa de vida era menor que o tempo de espera por um órgão.
Um dos maiores desafios é a possibilidade de rejeição do órgãos, o crescimento indevido e até a transmissão de doenças.
Médico brasileiro comanda o 1º transplante de rim de porco para um humano, nos EUA Foto: Reprodução
Em outros momentos, tentativas semelhantes aconteceram, como o procedimento realizado pelo Instituto de Transplante Langone da Universidade de Nova York (NYU), que manteve o rim em funcionamento no corpo humano por dois meses até a remoção do órgão. Na Universidade de Medicina de Maryland, nos EUA, os médicos realizaram ao menos dois xenotransplantes de coração de porco.
Em experiências mais recentes de transplante renal e cardíaco foram empregados órgãos provenientes de porcos geneticamente modificados, conhecidos como “porcos de 10 genes”, especificamente desenvolvidos para essa finalidade.

Foto: Reprodução
A técnica da troca de órgãos entre espécies diferentes é denominada de Xenotransplante. Centros de pesquisa do mundo e do Brasil testam o uso de porcos geneticamente modificados para transplantes.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Todo mundo menos você

Marília Mendonça

top2
2. Na conta da loucura

Bruno e Marrone

top3
3. Melhor ser uma saudade

Zé Neto e Cristiano

top4
4. A Maior saudade

Henrique e Juliano

top5
5. Bloqueado

Gustavo Lima

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes