Descubra mitos e verdades sobre cascas de queijos

  • 17/03/2025
  • 0 Comentário(s)

Descubra mitos e verdades sobre cascas de queijos

Fernanda Toigo

Foto: Tirolez - Divulgação
DA ASSESSORIA
Os queijos Reino, Prato Esférico, Parmesão, Provolone e os tipos: Brie, Camembert, Emmental, Gouda, Estepe e Suíço são alguns exemplos dos que possuem cascas. A presença dessa camada externa costuma gerar muitas dúvidas, como se devem ser consumidas ou não. A Tirolez, maior indústria 100% brasileira de queijos e especialista em produzi-los, esclarece os mitos e verdades sobre o papel das cascas no sabor e na textura dos queijos.
As cascas de queijos não devem ser consumidas – MITO!
Diferente do que muitos pensam, as cascas dos queijos exercem um papel fundamental e, apesar de apresentarem características específicas, todas são comestíveis. De acordo com Rebeca Couto, engenheira de alimentos e Gerente da Escola do Queijo da Tirolez (TEQ), as cascas são essenciais para manter a conservação do alimento. “Para aqueles que desejam retirar a casca, o ideal é que seja feito pouco tempo antes de colocar os queijos à mesa, caso contrário, a superfície pode ficar ressacada”, ela explica.

Comer um queijo sem casca muda seu sabor – VERDADE!
Diversos tipos de queijos podem e devem ser consumidos com casca, desde que estejam conservados corretamente em embalagens apropriadas, como o Provolone, Brie e Camembert. Nos casos destes dois últimos, a casca, criada por um fungo chamado Penicilium Candidum, inclusive, faz parte do sabor que se espera do queijo. “Retirar a casca do Brie e Camembert não é recomendado, já que ela é responsável por conferir o contraste do sabor suave no interior do queijo com o toque mais intenso da superfície”, afirma Rebeca.
As cascas dos queijos não interferem em seu processo de produção – MITO!
Nos queijos de olhaduras, como o Suíço, Estepe, Prato Esférico, Emmental e Gouda Tirolez, suas cascas são essenciais no seu processo de produção, pois são elas que aprisionam o gás carbônico produzido pelo fermento durante a maturação que irá originar os famosos “buraquinhos” do queijo.

No caso dos queijos com cascas rosadas, como o Queijo Reino Tirolez, ela é feita com um corante que dá esta tonalidade especial diferenciando o queijo na apresentação em tábuas.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Todo mundo menos você

Marília Mendonça

top2
2. Na conta da loucura

Bruno e Marrone

top3
3. Melhor ser uma saudade

Zé Neto e Cristiano

top4
4. A Maior saudade

Henrique e Juliano

top5
5. Bloqueado

Gustavo Lima

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes