Passaporte dá agilidade ao trânsito de equídeos

  • 21/02/2025
  • 0 Comentário(s)

Passaporte dá agilidade ao trânsito de equídeos

Redação Sou Agro

Imagem: Faep
por Faep
O produtor rural em dia com as obrigações sanitárias e que pretende movimentar equinos, asininos e muares dentro do Paraná passou a contar com uma ferramenta que facilita à emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). A Lei 20.962, de autoria do deputado Anibelli Neto, instituiu o Passaporte Equestre no Estado. O instrumento, que é válido por um ano, promove mais agilidade no processo, redução de custo e mantém o controle sanitário.
Na prática, em vez de emitir e recolher a taxa da GTA cada vez que transportar um animal, os pecuaristas com equinos, asininos e muares poderão cadastrar todos os animais da propriedade, pagando uma taxa única por ano.
“Nosso objetivo com a criação da lei foi agilizar, sem perder o rigor sanitário, marca registrada do Paraná. A construção do texto contou com a participação do Sistema FAEP, da Adapar e de produtores rurais”, relata Anibelli Neto. “Esse passaporte é fundamental para aqueles que movimentam a economia com equídeos, desde uma cavalgada em um Centro de Tradição Gaúcha até a exploração comercial. Tudo com a regulamentação sanitária exigida”, enfatiza Neto.

O Passaporte Equestre não é um documento físico em papel, mas um instrumento que promove a facilitação na emissão da GTA. Inclusive, os sindicatos rurais podem emitir a Guia de Trânsito Animal, graças a um convênio entre o Sistema FAEP e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O documento é obrigatório para o transporte de animais entre estabelecimentos e eventos agropecuários, dentro e fora do Estado.
“Essa lei conta o apoio total do Sistema FAEP, pois, ao mesmo tempo em que facilita para o produtor, proporciona controle e rastreabilidade dos exames sanitários, sem contar a economia financeira”, complementa o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.
Como funciona
Para usufruir dos benefícios do Passaporte Equestre, o produtor com cadastro de exploração pecuária junto à Adapar pode acessar o sistema de emissão de GTA de equídeos pelo endereço eletrônico do órgão (adapar.pr.gov.br) e realizar a adesão ao sistema. Após isso, o pecuarista precisa entregar os exames de Anemia Infecciosa Equina e o atestado de vacinação contra influenza equina (AIE) no Escritório Local (EL) da Adapar de jurisdição do município de sua exploração pecuária. Os exames devem constar no CPF do titular do cadastro.

Sistema FAEP oferta cursos de equideocultura
O Sistema FAEP conta com três cursos diretamente ligados à equideocultura em seu catálogo: “Casqueamento de cavalos”, “Doma de cavalos” e “Rédeas”.
Essas formações trazem metodologias práticas para a condução de equídeos (cavalos, pôneis, asnos e burros) para uso nas propriedades rurais. No curso de doma, o objetivo é realizar a prática racional para condicionar os animais. O treinamento de casqueamento traz economia, uma vez que o serviço pode ser realizado pelo próprio produtor rural na propriedade. Vale lembrar que um casqueamento preventivo bem-feito evita doenças e melhora a performance dos animais.
Já o curso de rédeas amplia a capacidade de treinamento e condicionamento dos equídeos por meio de técnicas que geram confiança e respeito mútuo.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Todo mundo menos você

Marília Mendonça

top2
2. Na conta da loucura

Bruno e Marrone

top3
3. Melhor ser uma saudade

Zé Neto e Cristiano

top4
4. A Maior saudade

Henrique e Juliano

top5
5. Bloqueado

Gustavo Lima

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes